Projeto MMA

Este projeto tem como objetivo a complementação da implantação do Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas (CR-ad) na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, da sub-bacia do rio Paracatu e custeio de suas atividades no exercício de 2007 a 2011, no âmbito do Programa de Revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco (PRSF). A implementação do CR-ad tem como base física as ações do Centro no município de Paracatu - MG, agregando instalações e capacidades técnico-científicas da Universidade de Brasília e do Instituto Estadual de Florestas – IEF/MG.

As ações do CR-ad terão a finalidade de estimular os proprietários rurais à proteção e recuperação da vegetação nativa da região da bacia hidrográfica do São Francisco, priorizando ações nas áreas de preservação permanente (APP) e de reserva legal (RL) e difundindo experiências realizadas em suas regiões.

Nesta fase de complementação da implantação do CR-ad, propõe-se cumprir as seguintes metas:

Meta 1 – Implementar o Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas – CR-ad (parte física e de recursos humanos, promover a articulação institucional, sistematizar e disponibilizar informações e montar biblioteca com acervo ambiental  para assessoramento de interessados).

Meta 2 – Realizar diagnóstico e monitoramento (pré e pós implantação dos modelos como forma de avaliar a função dos plantios);

Meta 3 – Estabelecer Modelos de Recuperação com base em espécies nativas do bioma em pelo menos quatro condições representativas das principais ameaças que causam degradação à bacia, em um total de pelo menos 20 ha a cada ano.

Meta 4 – Promover cursos de capacitação.

Meta 5 – Disseminar práticas de recuperação e desenvolvimento sustentável (gerar e sistematizar informações em parceria com demais CR-ad´s e difundir as experiências adquiridas).