Fotos CRAD

Jeanine Felfili

jeanine maria felfili 2

Jeanine Maria FelfilFagg

(13.08.1957-13.07.2009).

Jeanine Maria Felfili Fagg nasceu em Várzea Grande, cidade da área de influêncide Cuiabá, no Estado de Mato Grosso. Corno perdeu a mãe biológica ainda criança, ela e os irmãos foram criados por uma tiaa quem Jeanine considerava como sua erdadeira mãeCedo se dedicou com afinco aos estudos que sempre tiveram prioridade em sua vida. Aos 20 anos ingressou no curso de Engenharia Florestal da UFMT, cônscia de que queria uma carreira na área florestalFinda a graduaçãoingressou, em seguida, no curso de mestrado em Manejo Florestal da Universidade Federal de Viçosa. Concluído o mestradofoi contratada pelo departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasíliaonde deinício a uma profícua e vitoriosa carreira de professora, pesquisadora e cidadã. Suas primeiras ações foram no sentido de implantar, de imediato, um grande programa de pesquisintegradaenvolvendo todas as intuições afins no Distrito Federal: Universidade de Brasília, Embrapa, lBGE e Jardim Botânico. Era o projeto "Biogeografia do Bioma Cerrado" que tantos dividendos científicos obteria, tanto na formação de recursos humanos quantna geração de dados sobre a biodiversidademanejoconservação e recuperação de áreas degradadas no Cerrado. Sua formação acadêmica foconcluída com o doutorado em Oxford, na Inglaterra, em 1993.

Mulher de personalidade forte, apesar da pequena estatura, da fala suave e insinuanteJeanine era uma líder naturalConseguia atrair para sua área de influencia desde alunos de iniciação científica até pesquisadores de renome em suas próprias especialidadedentrfora do BrasilSua capacidade de trabalho era algo extraordinárioNunca se dizia cansada. Consequentemente, também não conseguia admitir cansaçnem desânimo naoutras pessoaspois ela era a primeira a se entregade maneira 
total ao 
que fazia. Ela sempre tinha pressaParece que intuíra que sua vida seria breve, por isto corriacorria, corria.

Na Universidade de Brasíliateve atuação multivariada, exatamente como nas análises estatísticas que fazia. Colaborona estruturação do novo curso de Engenharia Florestalcom opção pelo estudo da flora do Cerrado, teve papel efetivo na implantação do curso de pós-graduação do seu departamento (mestrado e doutorado), crionovas disciplinas, publicou muitoem periódicos nacionais e internacionaisÀ medida que amadurecia científica e moralmenteJeanine começou a ampliar sua área de atuação profissionalFoi quando ultrapassou o campus e começou a ver o que acontecia com o ambiente em tomo de siEntrava em ação a Jeanine eco-cidadãAlém de atuar na área estritamente acadêmica de estudos da biodiversidade e manejo racional dos recursos florestais do bioma Cerradonotou que somente isto não bastava. Era necessário dar um passo qualitativo além. Foi quando começou a atuar na área de recuperação de áreas degradadas. Isto ensejou o início de interações profissionais inteiramente novas para ela: a legislação ambientala fundação de uma ONG ("Vida Verde") e do "Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas"(CRAD).No âmbito da legislação ambientaltrabalholado a lado com técnicos do CREA, políticos ligados à questão ecológica e tambécom o Ministério PúblicoComo suatuação foi sempre suprapartidáriaela transitava livremente entre as diversas câmaras técnicas e era frequentemente chamada a opinar sobre questões ambientais da mais alta relevância para a região do Bioma Cerrado. Tomou-se também muito ativa na associão dos moradoredo bairronde morava (Park Way) que fica dentro de uma APA (APA Gama/Cabeça de Veado). Conseguia envolveum grande número de alunos e cidadãocomuns na recuperação de nascentes, áreas degradadas e na implantação da "Feira de Ciência" e da "Feira Botânica"sempre com enorme entusiasmo e dedicação.

Em pouco mais de 25 anos de atuação na Universidade de Brasília, suprodução científicimpressionaMais de 100 artigos em periódicos científicos7livros, 36 trabalhos em Anais de congresso, 21 capítulos dlivrosaproximadament21 dissertações dmestrade 10 teses defendidas sobros maivariadotemas, onde, porémpredomina aquilo que sempre foi o foco de seu interesse profissional, as florestas encontradas na região do Cerrado.

De maneirdespojada, colaborocougrande número de cursos de pós-graduaçãoseja ministrando disciplinasseja atuando ebancas examinadoras. Coos periódicocientíficos teve relaçãespecialpois atuou ativamente tantcomconsulto"ad hoc'' quanto Editor de áreasempre imprimindo secarátede comprometimento com o rigor cientifica presteza das informações.

lado mulhede Jeanine sempre foi muito acentuadoEsposa dedicada mãe amorosa, todo o tempo livre era passado com a famíliaAliásnesemprJeanine sabia separar a família do trabalho. Frequentemente, um era extensão da outraSeu esposo, Dr Christopher WFaggagora professor da UnEfoi seu suporte e grande colaboradorSuas duafilhas, Juliana (23 anose Emma (16) estavam acostumadas acompanhar a mãedesde a mais tenra idadenas atividades dcampo. Lembro-me de veJeanine amamentar a pequena Emma à sombrdum pequizeiro, em pleno cerradoentre duaamostragenconsecutivas. Depoidesse ato damoro pasegurav
a b
ebê para o clássico arrotoenquanto Jeanine voltava, renovadapara continuar as medições...

No di1de julho de 2009, ummassivo Acidente VasculaCerebral (AVCceifou a vidda Jeanine de maneira brusca e inesperada. Uma vida dedicada ao trabalho. Não um trabalho qualquermas o trabalhdiferenciado de estudar aárvores e o ambiente naturaonde elas crescemTrabalho feitcoafeição profunda e comprometimentoJeaninpassou entrnós como um zéfiro, uma briza passageira e fugazTodaviaos frutos doseus trabalhoo permanentesmaipermanenteque as inúmeras parcelas implantadas por elaFrutos duradouros tanto para nós cidadãos brasileiros, quanto para sua pequena e amada família.


jeanine felfili02

Jeanine Maria Felfili Fagg

      Ao fundo, magnífico exemplar dCavanillesia arborea 
K. Schum.município de Posse-GO (foto C.W.Fagg).

 

Parceiros

Instituto Vida Verde

 

ief

  

Codevasf01

 

rede sementes

srhu-mma  

Login Membros



Online

Nós temos 8 visitantes online

Visitantes

100457
TodayToday27
YesterdayYesterday48
This weekThis week136
This monthThis month1204
AllAll100457

Universidade de Brasília- UnB

Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas - CRAD

Telefones: (61)3107-0099 - (61)3107-0097 – (61)3107-0096 - E-mail: crad@unb.br

Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - CEP 70910-900, Gleba A, Ala Sul,

Prédio: JEANINE M. FELFILI - CRAD.